MEUS
MEDOS

1/2018

EXPOSIÇÃO  “EXPOSIÇÃO MEUS MEDOS NA UnB”

A exposição MEUS MEDOS, desenvolvida no âmbito da disciplina Museologia e Comunicação 4 do curso de graduação em Museologia da UnB, propõe reflexões sobre a importância da saúde mental no ambiente universitário. Visando abranger os diversos grupos que compõe a Comunidade Acadêmica da Universidade de Brasília (entre alunos, servidores, professores e terceirizados). A exposição será composta por objetos de arte e relatos, propondo um espaço de diálogo e acolhimento sobre essas e outras temáticas importantes para a realidade da academia, espaço de reflexão crítica, especialmente na Universidade de Brasília que tem como missão ser uma instituição “inovadora, comprometida com a excelência acadêmica, científica e tecnológica formando cidadãos conscientes do seu papel transformador na sociedade, respeitadas a ética e a valorização de identidades e culturas com responsabilidade social”  (UnB.Missão. Disponível em:<https://www.unb.br/a-unb/missao?menu=423> . Acessado em: 10 mai. 2018).

A exposição MEUS MEDOS tem com tema principal o MEDO na UnB e partiu do seguinte problema de pesquisa: Como o medo se apresenta no cotidiano daqueles que frequentam a UnB? O objetivo geral é questionar de que forma a instituição pode interferir na saúde mental da comunidade da Universidade de Brasília. Os objetivos específicos são: Dar espaço para que a comunidade da universidade se expresse; Proporcionar um ambiente acolhedor por meio de ações educativas e culturais; Colocar em evidência um assunto pouco discutido; Dar visibilidade aos núcleos de apoio; Denunciar as diversas formas de assédio na UnB; Mobilizar a comunidade em prol do debate sobre a saúde mental na UnB.

metodologia utilizada foi quali-quantitativa e estudo teórico-conceitual baseado nos seguintes termos: medo, saúde mental, assédio, assédio moral, discriminação, intolerância. A pesquisa é descritiva, analítica, e de natureza aplicada, baseada na realização de uma exposição curricular, voltada para comunidade da UnB. A construção do quadro teórico foi realizada a partir de levantamentos bibliográficos, além da realização de entrevistas e aplicação de questionários. As perguntas dos questionários tinham como objetivo compreender como a comunidade define o MEDO na Universidade. Foram, paralelamente, realizadas entrevistas junto aos profissionais responsáveis pelas unidades de apoio da UnB (Programa de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais- PPNE; Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos- CAEP; Diretoria de Desenvolvimento Social- DDS; Casa do Estudante Universitário- CEU; Diretoria de Diversidade- DIV), Mapeamento de locais de insegurança nos campi (Campus Darcy Ribeiro; Faculdade de Ceilândia- Campus Ceilândia; Faculdade do Gama- Campus Gama; Faculdade de Planaltina- Campus Planaltina). As entrevistas tinham como objetivo compreender a função de cada unidade, além de obter orientações sobre como desenvolver a exposição que tem um tema muito delicado, mas de muita importância ao meio acadêmico.

Os resultados parciais foram: Acolhimento do tema pelos estudantes entrevistados; Identificação da relevância do debate sobre a saúde mental na UnB; Diferenciação quanto ao entendimento sobre o tema “Medo” por cada grupo existente na comunidade da UnB (discentes, docentes, técnicos e terceirizados),especialmente através das respostas fornecidas aos questionários aplicados via internet.

 
A atividade será realizada entre os dias 11 e 20 de junho de 2018, e terá em sua programação diversas atividades educativas, módulos de acolhimento, oficinas e palestras. Além de intervenções musicais e performances, dentro e fora do espaço expográfico, também haverá possibilidade de conhecer mais sobre os artistas, suas obras de arte expostas e as formas de produção dos trabalhos poéticos em exibição.
 
———————————————————————————————————————————————
 
No dia 12/06/2018, foi publicada, no Jornal Bom dia DF, uma matéria sobre a exposição curricular MEUS MEDOS, da turma de MC4 ( 1/2018) do Curso de Museologia da Universidade de Brasília.  Segue o link da matéria:  https://globoplay.globo.com/v/6803417/
 
Parabéns aos estudantes do curso de Museologia da UnB  pelo trabalho acadêmico, técnico e de grande responsabilidade social :
—————————
Acesse também:

 

FICHA TÉCNICA

Equipe de Documentação, Acervo e Conservação: Alana Ribeiro, Fernanda Felix, Daiane Resende, Lídia Cândida

Equipe de comunicação e Identidade Visual : Diogo HC, Luisa Mancini, Safira Alvarenga .

Equipe de educativo e Ação Cultural: Luisa Moretti, Maya Macario, Thaís Rita, Eduardo Cajueiro, Victor Kalin

Equipe de Expografia e texto curatorial: Gabriella Parpinelli, Daniela Otoni Miranda, Matheus Silveira Furtado, Samara Ariana Ribeiro, Débora

Elaboração do catálogo: Alana Ribeiro, Dariane Resende, Safira Alvarenga, Matheus Furtado

Visit Us On YoutubeVisit Us On FacebookVisit Us On Twitter