02/09/2018
QUEM LEMBRA?

1/2019

EXPOSIÇÃO  “02/09/2018 – QUEM LEMBRA? “

O que exatamente se perde quando um patrimônio é destruído?

O que foi perdido com a destruição do Museu Nacional do Rio de Janeiro?

Para responder a essas complexas perguntas, a exposição curricular “02.09.2018 – Quem lembra?”, desenvolvida no âmbito da disciplina Museologia e Comunicação 4 do Curso de Graduação em Museologia da UnB, tem por objetivo geral convidar a comunidade acadêmica, professores, terceirizados e demais pessoas que fazem parte do Campus Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília, a refletir sobre a perda do Museu Nacional ( MN-RJ), de seu prédio e de tudo que foi destruído com ele, bem como a sua importância para o Brasil e para o mundo. Além disso, também busca-se refletir sobre a atual situação das instituições que lidam com a cultura e o patrimônio, assim como apresentar possíveis medidas, necessárias para a reversão desse preocupante quadro.

Por meio de reflexões e discussões profundas, a pesquisa feita durante dois semestres, pelas turmas de Museologia e Comunicação 3 e 4, nos semestres de 2/2018 e 1/2019, voltou-se para o entendimento do significado do Museu Nacional, seu acervo e da sua perda, por meio de um incêndio. Além do mais, buscou-se quantificar e qualificar os investimentos feitos na área cultural e no próprio museu. A pesquisa foi feita em meio eletrônico, com levantamento de informações sobre o histórico da instituição, além de reportagens de meios de comunicações do mundo inteiro: noticiários, redes sociais, mídias alternativas e pesquisas científicas, para o embasamento teórico, com assuntos relacionados ao significado da perda, por exemplo.

A reflexão proposta será feita a partir dos objetivos específicos, que se dará pela revisitação à história do Museu Nacional, por meio dos edifícios que ocupou; pela apresentação do tamanho e da variedade dos acervos destruídos; discussão acerca das consequências da destruição para a memória e a pesquisa, no presente e no futuro. Será apresentada, também, pela mostra do impacto do incêndio para alunos, professores, visitantes, pesquisadores, trabalhadores etc; destaques das causas do incêndio e sua vinculação com a falta de políticas públicas para a cultura e problemas de gestão.

A exposição ocorrerá entre os dias 28 de maio e 13 de junho de 2019, na Galeria Espaço Piloto IdA/UnB, da Faculdade de Artes Visuais (Vis), Edifício de Oficinas Especiais, Bloco A, AT-11, Universidade de Brasília (UnB).

FICHA TÉCNICA:

Setor de Acervo: Fabiana Mejia, Pamela Silva e Yasodara Lemos.

Setor de Divulgação e Documentação de Exposições: Ana Clara Borges Costa, Ienne Lira e Karla dos Santos.

Setor de Ação Educativa e Cultural: Átila Franco Rocha e Gustavo Paiva.

Setor de Expografia: Afonso Soares Carneiro, André Zerbinato e Newton Ribeiro Machado Neto.

Visit Us On YoutubeVisit Us On FacebookVisit Us On Twitter