AVOSIDADES

1/2017

Exposição Avosidades

Avó! Avô! Quem são? Como são? E como eram? Será que há muitas diferenças entre os atuais e os do passado? Ou ainda há comportamentos bem semelhantes apesar de vivermos em um mundo bem diferente? Essas são perguntas que a exposição apresenta através das instalações construídas com um cenário muito bem elaborado.

Desenvolvida no âmbito da disciplina Museologia e Comunicação 4 do Curso de Graduação em Museologia da UnB, tem por objetivo geral realizar uma exposição tendo como eixo central a identidade do avô e da avó, construindo e desconstruindo o imaginário social dos papéis da grã parentalidade. 

Assim, ao propor esse tema “Avosidades” tentaremos resgatar essa figura fundamental na família e que também nos permite refletir e questionar sobre a questão do envelhecimento. A nossa exposição acima de tudo terá um papel social, o papel de informar e relembrar sobre quão importante e interessante é ter essas figuras em nossas vidas, relembrar também a infância de muitos que cresceram em casa de avós, até aqueles que não tiveram essa figura em suas vidas.

A exposição curricular Avosidades busca através da narrativa sobre os avós, refletir sobre a influência que eles têm na formação da identidade dos netos e também sobre os vários papéis que assumiram no decorrer do tempo.

A reflexão proposta será feita a partir dos objetivos específicos que se dá na construção de diversas narrativas de avô e avó desde a imagem tradicional, até a contemporânea;  análise dos papéis que os avôs e avós e netos desempenham na sociedade e suas transformações; resgate da memória afetiva relacionada aos avós através de objetos, textos, vídeos e o todo o material que participará da exposição; desconstrução do estereótipo dos avós presente no imaginário social por meio dos eixos temáticos do projeto da exposição, assim, provocando uma redescoberta do valor dos avós na construção da identidade geracional e genealógica e mostrando os aspectos da relação afetiva entre netos e avós

Local: Galeria da FAU – ICC -SUL – GA ( Campus Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília)

Visitação: Entre os dias 15 e 22 de maio de 2017, de segunda-feira a sexta, no horário das 09h às 19h.

FICHA TÉCNICA

Coordenação do projeto: Bernardo Arríbada

Executores:

Bruna Luísa Aragão Gomes

Cássio José Rodrigues Alves

Fernando Campos

Isabella Wartha Almeida

Luiza Gabriela Barros Silva Coelho

Marina Cardoso Anchises

Paula Vaz Gomes

Raquel Peixoto Sarmento Costa

Sandra Oliveira

Visit Us On YoutubeVisit Us On FacebookVisit Us On Twitter