VEM, VAMOS! E AGORA? 
O MOVIMENTO ESTUDANTIL NA UNB

2/2012

VEM, VAMOS! E AGORA? O MOVIMENTO ESTUDANTIL NA UNB

Palavras-Chave: Movimento estudantil, UnB, estudantes,

Problema de pesquisa: Como os estudantes compreendem o movimento estudantil na UnB?

O projeto buscou analisar o movimento estudantil na UnB após o término da ditadura no Brasil. Foi realizada uma pesquisa mista (qualitativa e quantitativa), a partir de estudo de caso e pesquisas de opinião, buscando uma realidade objetiva dos fenômenos. O resultado obtido foi o distanciamento de alguns estudantes da UnB das lideranças estudantis , por entenderem ser o movimento estudantil uma forma de manifestação político-partidária.

Objetivo Geral: Refletir sobre o movimento estudantil na UnB na atualidade.

metodologia utilizada foi quali-quantitativa e estudo teórico-conceitual baseado nos seguintes termos: Movimento estudantil, História da Universidade de Brasília. A pesquisa é descritiva, analítica, e de natureza aplicada, baseada na realização de uma exposição curricular, voltada para comunidade da UnB. A construção do quadro teórico foi realizada a partir de levantamentos bibliográficos, além da realização de entrevistas e aplicação de questionários. As perguntas dos questionários tinham como objetivo compreender como a comunidade define o MOVIMENTO ESTUDANTIL NA UnB. 

 

Os resultados parciais foram: foi possível conhecer o que os estudantes entrevistados pensam sobre o tema; identificar a relevância do debate sobre o movimento estudantil na UnB em 2012; estudar o tema “Movimento estudantil” pós-ditadura pela comunidade da UnB, a partir de perspectivas diversas (discentes, docentes, técnicos e terceirizados).

 
 A atividade foi  realizada entre os dias 03 e 05 de outubro de 2012

Local: sala de exposições da Biblioteca central da UnB (BCE), no Campus darcy Ribeiro.

Materiais digitais produzidos :

Site:   http://vemvamoseagora.wix.com/vemvamoseagora

Facebook:   http://www.facebook.com/groups/295976840485412/

Vídeos:

                   http://youtu.be/hlG2HSlsiJM

                   http://youtu.be/qa8QSGDGRns

Entrevistas:  http://youtu.be/0YR56JBz0QE   ou      http://youtu.be/euXgwEksk_s

Visit Us On YoutubeVisit Us On FacebookVisit Us On Twitter