VER[A]CIDADE

1/2014

 

Ver [a] cidade

Tema: Ocupação poética do espaço urbano em Brasília

Palavras -chave: Espaço urbano; intervenções artísticas; grafite; performance; vídeo-projeção; pichação; patrimônio; efêmero; identidade e ocupação.

Apresentação sobre o tema:  O trabalho da curadoria baseou-se, principalmente, no conceito de lugar e de não-lugar pensado por Marc Augé (1994), visando ressaltar sempre as trocas simbólicas que ocorrem no contexto das poéticas urbanas. Com isso, a curadoria buscou não apenas documentar essas trocas, mas também proporcioná-las ao público no espaço expositivo e em atividades fora da galeria, por meio de percurso externo e das ações de abertura. 

Também buscaram entender com quais momentos e movimentos da História da Arte os trabalhos apresentados se relacionam. Para isso, a turma fez pesquisas no material bibliográfico sobre conceitos como arte de rua, site specifc, dentre outros.

Objetivo Geral: promover reflexões sobre as trocas simbólicas que ocorrem no contexto das poéticas urbanas

Objetivos específicos: Entender com quais momentos e movimentos da História da Arte os trabalhos apresentados se relacionam ; Documentar algumas trocas simbólicas que ocorrem no contexto urbano; proporcionar trocas simbólicas com o público no espaço expositivo e em atividades fora da galeria, por meio de percurso externo e das ações de abertura; entender com quais momentos e movimentos da História da Arte os trabalhos apresentados se relacionam. 

Metodologia: Levantamento bibliográfico, estudo conceitual e identificação de algumas artes urbanas existentes na cidade de Brasília.

Local: Galeria da FAU

Visitação: 9 a 18 de junho de 2018  

 


Apresentação da exposição: Brasília é uma cidade de espaços amplos, abertos e vazios. Pensá0la é imaginar-se em planos aéreos ou visitar cartões postais, nos quais a imensidade azul e verde e a imponência dos monumentos arquitetônicos criam imagens de poucas linhas.

Olhar Brasília, no entanto, é caminhar sobre o mapa e encontrar nas escalas gregárias e bucólicas as possibilidades de convivência e deleite, de reflexão e devaneio. É transformá-la de superfície fria e solitária, que inspira condutas distantes e formais, em lugar de questionamento e trocas simbólicas. A arte nos conduz por este caminho.

Concebida e organizada pela turma da disciplina Museologia e Comunicação 4, a exposição VER[A]CIDADE apresenta 14 artistas atuais e uma revisão história daqueles que se apropriam do ambiente urbano por meio de intervenções que questionam e alteram a nossa vivência na/com a cidade de Brasília.

São grafites, performances, intervenções cênicas, projeções, instalações, intervenções gráficas e virtuais que têm na cidade mais do que tema ou cenário, mas um local de produção de sentidos e experiências estéticas compartilhadas entre o público e artistas.

Tais obras desafiam o controle dos espaços físicos, culturais e políticos da cidade e desestabilizam a noção expositiva institucional da arte. Dialogam com a especificidade da localização (site specific), intencionalmente alterando as condições de circulação e acesso às obras.

Ciente disso, a exposição reúne trabalhos essencialmente ligados às ruas e ao inesperado, ao não-autorizado e ao efêmero sem pretensão de simular o espaço urbano. O objetivo é propor uma reflexão e o debate sobre as ocupações poéticas do espaço público de Brasília e seus desdobramentos.

Aqui, o percurso não se restringe à galeria, mas se estende pelo jardim, pensando como uma terceira sala expositiva, e pela rota externa, que aponta intervenções mapeadas em todo o campis Darcy Ribeiro. Também inclui o nosso espaço virtual, que conta com parte do acervo e material educativo. Essas obras buscam, por meio da sensibilização do olhar, estabelecer relações de intimidade, identificada com o espaço urbano. Afinal, Brasília é uma cidade dos espaços vazios?

 

 

 

FICHA TÉCNICA

 Universidade de Brasília – UnB

Faculdade de Ciência da Informação – FCI

Curso de Museologia – Mus

Professor da Disciplina Museologia e Comunicação 4

Matias Monteiro

DOCUMENTAÇÃO

Feranada Werneck Côrtes

Naiara Leão

EXPOGRAFIA

Anna Maria Amorim

Eduardo Moraes

COMUNICAÇÃO

Gabriela Mói

Iara Silva Perrein

AÇÃO EDUCATIVA

Celso Fernando Barroso

Luciana Cardim

PRODUÇÃO

Meiriluce Santos Perpetuo

Pedro Guilherme L.F.S. Mussoline

JULHO DE 2014

Visit Us On YoutubeVisit Us On FacebookVisit Us On Twitter