VOSSA MAJESTADE

1/2015

VOSSA MAJESTADE

A mostra “Vossa Majestade” apresenta o fenômeno Drag como meio de problematização da identidade de genero. Transitar por essas fronteiras e questionar as praticas normatizadas que convencionaram o binarismo masculino x feminino constituem esse complexo universo. Portanto, a exposição propõe uma reflexão sobre a construção social e categorização dos gêneros, a partir das expressões performáticas, dos componentes visuais e estéticos, do lugar de atuação e de fala, abordando também a trajetória histórica, política e cotidiano desses performers. O acervo é composto por obras de artistas locais e nacionais que lidam com a temática drag, lgbt, queer; por indumentária e apetrechos de montaria drag; vídeos com performance, entrevistas e documentação; ensaios fotográficos; documentação da prática crossdresser ao longo da história e a importância política desempenhada por drags em movimentos sociais e o estabelecimento de organização civis pelos direitos homessexuais no Brasil.

A concepção do tema se deu a partir de investigação acerca dos processos de montaria e performatividade, as diversas manifestações políticas, culturais e subjetivas de rag Queens e Drag Kings, as bem como as potencialidades do Patrimônio Cultural LGBTTT e o seu conhecimento pelas instituições museológicas nacionais. 

O objetivo curatorial, assim como o da exposição, consiste no questionamento acerca do binarismo de gênero e da normatização da identidade a partir do papel social e político desempenhado por Drag Queens, e Drag Kings.


Visit Us On YoutubeVisit Us On FacebookVisit Us On Twitter